quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Os pressupostos teóricos e estruturantes da proposta pedagógica da escola

– MTG – 03/02/2010
Palestrante: Felix da Costa Filho
Currículo:

Focos do currículo: tradicional e inclusiva

• Trabalhar as dificuldades e com o que se tem na escola; resolver os problemas para que a aprendizagem aconteça; devemos ser “acertistas” e tentar encontrar recursos, trazendo a comunidade para a escola, fazendo sempre a troca para que o conhecimento seja sempre divididos por todos;

• Há muitos tempo o currículo foi entendido como um conjunto de informações seqüenciadas: sucesso do aluno na vida fora da escola quando apreendidas Poe eles; dificuldades quando não apreendidas pelo aluno;

• Atualmente, o currículo deve ser pensado com base em uma perspectiva mais holística e construtiva da aprendizagem: o aluno como centro da aprendizagem; os déficitis e as deficiências são tratados a medida que os alunos se envolvem com a aprendizagem; o reconhecimento de que o conteúdo do currículo deve partir das necessidades dos alunos e deve ser significativo e com sentido; o professor como mediador; atividades e projetos significativos;

• Todos nos temos acesso ao currículo;

• Adaptações de acesso ao currículo: eliminação de barreiras arquitetônicas e metodológicas: melhorando a comunicação, favorecendo a participação em atividades escolares assim como os mobiliários específicos, verificar os resultados para saber o que fazer em seguida;

Objetivo:

Identificar os recursos internos e externos que constituem as competências para a formação, na Educação Básica.

Planos de ensino:
Competência é um saber agir responsável e reconhecido pelos outros. ( Le Boterf, 2003)

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